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quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Plague Inc



Plague Inc é um game que mistura estratégia com simulação, desenvolvido pela Ndemic Creations e trazido para o Android pela Miniclip, famoso site de jogos online que hospedava o jogo. Ele está disponível para Android 2.1 e iOS 4.3 e superiores. O game é gratuito, mas possuiu uma versão completa por R$2,25 e bônus vendidos separadamente que você pode comprar nas lojas de aplicativos dos sistemas.
Os preços variam de acordo com o que você vai comprar, podendo variar desde R$2,00 até um combo de bônus por R$20,00. Um ponto importante deste jogo que ele não é pay-for-win, ou seja, quem paga para ter bônus no jogo não possui uma vantagem tão grande assim com relação a quem não paga, são somente features extras do jogo para deixá-lo mais divertido e um pouco mais fácil.
O jogo tem uma temática de apocalipse biológico, onde você “incorpora” uma doença com o objetivo de extinguir a raça humana se espalhando silenciosamente para evitar ser detectada e combatida.
Na tela inicial você escolhe começar a jogar, ler um manual do jogo ou ver os seus high scores e achievements conquistados durante as partidas.
Você começa o jogo escolhendo o nome para sua doença e selecionando qual tipo de agente infeccioso sua doença será. As opções de agentes são bactéria, vírus, fungo, parasita, príon, nano-vírus e arma biológica, cada uma com seu estilo de gameplay próprio que se torna mais difícil a cada agente novo liberado.

Seleção de agente infeccioso
O jogo tem três dificuldades: casual, normal e brutal. Você precisa fechar o jogo na dificuldade normal ou brutal para liberar um novo agente infeccioso. Você tem a opção de pagar para liberar o próximo agente por R$2,25 ou todos os agentes por R$6,78. O próprio jogo ainda te oferece três cheats pela bagatela de R$13,59 (joguinho mercenário).
O jogo te dá uma opção chamada de “Modificar Código Genético”, onde permite você por perks ou vantagens que te ajudam durante a gameplay, como mais DNA para comprar seus upgrades ou se tornar mais difícil para se produzir uma cura.
Cada gene pode ser comprado individualmente ou num combo com todos eles. Você pode jogar normalmente sem eles se não quiser gastar dinheiro com o jogo, mas você os quer e não pode pagar por todos, você pode comprar a versão completa do jogo que assim te libera a opção de adquirir todos esses genes jogando normalmente, sem precisar gastar mais ainda.

Modificação do Código Genético
Feito toda essa incialização, ao entrar no jogo, ele mesmo te dá instruções do que fazer com janelas pop up na tela.
Você simplesmente precisa escolher em qual país quer iniciar sua infestação e começar a evoluir sua doença. O jogo possui um mapa mundi bem bonito e detalhado, com a maioria dos países do mundo, todos eles interconectados através de fronteiras, rotas aéreas e marítimas.
Como cada país possui suas características próprias você precisa adaptar sua doença para cada situação como clima, medidas de prevenção que o país pode adotar e até mesmo se o país é rico ou pobre.

Início de partida
Na tela principal do jogo você pode acessar o menu da doença, onde você tem suas estatísticas básicas: nome, data e local de início, infecções e mortes diárias. Nessa tela você ainda tem as abas onde você pode comprar upgrades e evoluções para sua doença.
Com o decorrer do jogo você adquire aos poucos DNA para poder gastar e melhorar sua doença Você também pode adquirir um bônus de DNA tocando em bolas amarelas que surgem dos países infectados.
As evoluções são dividas em três categorias: transmissão, sintomas e habilidades. As compras vão ficando mais caras com o andar do jogo para aumentar a dificuldade.
Transmissão se refere aos vetores que sua doença pode usar, como através do ar (que te possibilita viajar em aviões), água (que te permite infectar navios), picadas de inseto e ratos.
Sintomas se referem ao que o paciente desenvolve ao pegar sua doença, são usadas tanto para espalhar mais a doença, como tosse, catarro e vômito, ou para matar suas vítimas depois de infectadas, como pneumonia, hemorragia ou falência dos órgãos e músculos. Dependendo se você escolher sintomas que sejam afins, você pode criar um combo aumentando a eficiência dos dois.
Habilidades são upgrades que sua doença pode ter como resistência a antibióticos, frio, calor e a habilidade especial de cada classe de doença. Os vírus, por exemplo, aumentam o seu nível de mutação, que libera sintomas aleatórios de graça, e os fungos podem infectar um país inteiro com uma nuvem de esporos.
Porém cada classe de doença vem com suas desvantagens para equilibrar o jogo. Somente alguns upgrades estarão disponíveis no início da partida e novos são desbloqueados a medida que se compra seus pré-requisitos.

Ainda na tela de jogo você pode acessar as informações de como sua doença está progredindo no mundo, como porcentagem da população infectada, infectados que foram mortos, como anda os esforços para combater sua doença tocando numa área de mar e depois em “Mundo”.
Você pode verificar se um país fechou suas fronteiras e rotas aéreas e marítimas acessando o menu do próprio tocando sobre ele o depois sobre o nome dele.
Enquanto o jogo progride, ocorrem eventos aleatórios que podem tanto ajudar ou dificultar a infestação, como terremotos, inundações, cancelamentos de eventos e conferências. (aleatórios mesmo, inclusive terremoto no Brasil que por sinal inclui o Paraguai ao nosso território nesse jogo).

Exemplo de evento aleatório
No topo da tela temos uma contagem de dias que pode tanto ser pausada como avançada, porém esta última opção só é disponível para quem comprou a versão completa do jogo. Assim que seu nível de infecciosidade estiver bom, sua doença pode se espalhar para outro país através das fronteiras ou pelas linhas aéreas e marítimas dependendo de como sua doença foi evoluída.
Toda vez que um novo país é infectado, um bola vermelha, semelhante às amarelas, surge para te dar um bônus de DNA, porém estas só aparecem uma vez por país infectado, ao contrário das amarelas que surgem aleatoriamente.

Doença se espalhando pelo mundo
Depois de infectar um grande número de pessoas, os cientistas descobrem a sua doença e se ela tiver um alto nível de severidade e letalidade, eles começarão a trabalhar numa cura.
Quanto mais notória for sua doença, mais os cientistas trabalharão para curá-la. Você pode evoluir certas habilidades para dificultar o trabalho dos cientistas, como aumentar a resistência a antibióticos, criar um segundo tipo da sua doença para dividir a atenção dos pesquisadores ou até infectá-los.
Durante o processo de criação da cura, aviões com amostras da cura são espalhadas pelo mundo, aonde elas chegam, uma bola azul com o símbolo da cura surge e você pode quebrá-la tocando a bola para dificultar o progresso da pesquisa nesse país.

Doença identificada e catalogada - Tentativa de desenvolvimento da cura
Como seu objetivo é infectar e matar todas as pessoas e os países reagem aos eventos mundiais, pode ser que você fique com apenas um país ou um grupinho pequeno de países não infectados que sobreviveram, ou se sua doença for muito letal, você pode acabar com todos os infectados antes que eles possam infectar outras pessoas.
No final você recebe as estatísticas de como foi sua partida.

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